Veja as diferenças do VALIDAR em relação ao Verificador

Se você é usuário do Verificador agora também poderá usar o mesmo serviço através do VALIDAR. Isso porque decidimos unir o Assinatura Digital e o Verificador em um só lugar, o VALIDAR. O objetivo é oferecer uma ferramenta mais moderna, prática e centrada no usuário, atendendo, assim, aos princípios da transformação digital.

Para ajudar você, preparamos esse material. Aqui você pode conferir as principais diferenças entre o antigo site novo site VALIDAR e o antigo site Verificador.


Novidades nos termos de uso


Em primeiro lugar, vamos explicar as diferenças em relação aos termos de uso. Na prática, as mudanças compreendem a melhor disposição dos botões e documentos. 

No Verificador, eles podem ser encontrados no botão central do menu superior do site. Já para acessar os termos de uso no VALIDAR basta clicar no link em azul na parte inferior da página inicial. Veja abaixo.

Mas as diferenças não param por aí. Em ambos os sites, o aceite dos termos de uso ficam ao final da página. O que muda é apenas o nome dos botões. Enquanto no Verificador você precisa clicar em "Eu concordo com os termos de responsabilidade e de uso do Verificador de Conformidade", que fica à esquerda, no VALIDAR basta clicar em "Estou de acordo". 

Já para fechar as páginas dos termos de uso, em ambos os sites você só precisa rolar até o final e clicar no botão "fechar" que fica no canto inferior direito. Veja abaixo.


Mudanças na tela principal do VALIDAR


Em segundo lugar, vamos mostrar as diferenças que aparecem na tela principal, onde a vantagem do novo serviço é a oferta de novas opções de arquivos a serem validados.

No Verificador funciona assim: ao clicar em "Selecionar Assinatura", as assinaturas são verificadas apenas por meio de arquivos locais. No VALIDAR, essa função equivale ao botão "Escolher arquivo". Veja abaixo no número 1. Além disso, no VALIDAR também é possível validar assinaturas por outras duas formas: com QR Code ou por meio de uma URL.

Outra diferença é o nome do botão para envio do arquivo. O "Verificar conformidade" do Verificador corresponde ao botão "Validar" no VALIDAR.


Melhorias na interface do VALIDAR


Em terceiro lugar, vale a pena conhecer as diferenças entre os dois sites quando se trata das variáveis de verificação. Ou seja, as diferentes formas de verificar um documento.

No site Verificador, antes de enviar os arquivos, estão marcadas, por padrão, as opções Tipo de Verificação "SIMPLES" e Tipo de Relatório "HTML", mas o usuário tem a opção de escolher entre Tipo de Verificação "COMPLETO" ou "SIMPLES" e Tipo de Relatório "HTML" ou "PDF". Esse excesso de informações, no entanto, costuma causar dúvidas no usuário. Veja abaixo as opções default.

Para facilitar a navegação, no VALIDAR, logo após submeter um arquivo para validação é aberta uma tela em HTML que equivale ao Tipo de Verificação "SIMPLES". Veja abaixo em verde.

Nessa tela, são disponibilizadas informações como nome do assinador, identificador, nome do arquivo, nº de série de certificado emitente, hash e data de assinatura, além de outras informações adicionais.

No final dessa tela em HTML fica o botão "Visualizar relatório de conformidade" que, ao ser clicado, abrirá outra página HTML que corresponde ao Tipo de Verificação "COMPLETO" do Validador. Confira abaixo em vermelho. Essa mesma página também corresponde ao Tipo de Relatório HTML do Verificador (Veja abaixo).

Outra diferença importante diz respeito à agilidade com que o novo serviço valida as chamadas atualizações incrementais (quando o PDF sofre mudanças). Na imagem abaixo, em azul, é possível visualizar o botão do Verificador que deve ser marcado para que essa função esteja disponível.

Logo a seguir, podemos conhecer a forma como cada site realiza o procedimento. Em verde, o Tipo de Relatório "PDF" do Verificador equivale ao "Download PDF" do VALIDAR. Em vermelho, o Tipo de Relatório "HTML" do Verificador equivale ao 'Relatório de Conformidade" do VALIDAR.


Não há perdas no uso do VALIDAR


Por fim, se você tem receio de estar perdendo algo ao fazer uso do VALIDAR, vale a pena destacar que não há motivo para preocupações. Isso porque as principais informações encontradas no relatório simples do Verificador também estão presentes no relatório simples do VALIDAR. Veja nas imagens. 

O mesmo podemos dizer com relação às informações encontradas no relatório completo. Isso significa dizer que tanto no relatório de conformidade do VALIDAR quanto no Verificador as informações seguem a mesma formatação. O que muda então? Apenas a interface, buscando oferecer um serviço melhor para você. Veja as imagens a seguir.


Saiba como avaliar o serviço


Também ficou mais fácil avaliar o VALIDAR, o que é fundamental para garantir a melhoria contínua do serviço.

Antes, para avaliar o serviço do Verificador, o usuário precisava clicar no botão "Avalie este serviço", que fica lado direito do relatório, seja ele simples ou completo.

No VALIDAR, por outro lado, o botão de avaliação não é nada discreto, pois aparece em destaque na seção "Avalie o serviço que utilizou" ao final da página do relatório. Ou seja, ficou bem mais fácil de chamar a sua atenção, não é mesmo?

Quer saber mais? Conheça também as diferenças entre os sites Assinatura Digital e VALIDAR.